segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

O Projeto VIDHAS no Fórum Social Temático 2012


No dia 24 de janeiro, a Unidade de Documentação e Memória da Carris marcou presença no Fórum Social Temático 2012, apresentando o projeto VIDHAS no Largo Zumbi  dos Palmares. O local não poderia ser mais apropriado para o evento, visto que Zumbi foi líder do Quilombo dos Palmares, uma das mais emblemáticas comunidades formadas por escravos durante o período colonial. 

Durante a atividade houve a mostra dos banners que a compõe e uma palestra com o engenheiro João Cândido, cuja trajetória pessoal também é objeto em destaque na mostra. Ele é bisneto de João Cândido Felisberto, mais conhecido com “Almirante Negro”, militar que durante a República Velha liderou um grupo de marinheiros insatisfeitos com os baixos soldos, as condições de trabalho insalubres e os castigos corporais violentos e humilhantes. 

Funcionários de diversos setores da Carris, além de interessados da comunidade em geral, estiveram presentes durante a fala de Cândido. Ele ressaltou, entre outros pontos, que a luta pela cidadania plena dos negros é um processo contínuo, pois a discriminação racial ainda permanece no Brasil; que se trata de um ato transmitido culturalmente para as crianças desde cedo, que nascem sem essa noção de desprezo étnico; que o racismo assume formas veladas, talvez até mais nocivas que sua manifestação explícita, pois acaba por ser mascarado e naturalizado, ou seja, tido como algo perfeitamente “normal”. Ao final, João Cândido recebeu uma lembrança do diretor administrativo-financeiro da Cia Carris, Vidal Dias, em agradecimento por sua participação no projeto VIDHAS. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário