Durante o mês de novembro celebramos o Dia da Consciência Negra, não apenas para relembrarmos um marco histórico – a morte do Zumbi dos Palmares – mas, principalmente, para refletirmos acerca do papel do negro na nossa sociedade. Conforme o dia 20 de novembro se aproxima, percebemos o surgimento de diversas atividades que nos instigam a debater e questionar a temática que está presente no nosso cotidiano durante o ano inteiro.
A Unidade de Documentação e Memória da Carris trabalhou na realização de duas exposições que foram lançadas recentemente tendo em vista a Semana da Consciência Negra: “Viva o Samba! A Identidade Negra no Carnaval Porto-Alegrense”, no Mercado Público até dia 02/12, e “(En)Foco: memórias, esquecimentos, representações”, que ficará na Galeria Mário Quintana na Estação Mercado do Trensurb até dia 05/12. Não podemos esquecer da "Visões Além da Retina", no Solar dos Câmara até o dia 29/11. Após essas datas, elas irão itinerar pela Capital, preferencialmente nas regiões fora do eixo central, ampliando o acesso às exposições.
O projeto itinerante VIDHAS, que durante todo o ano de 2011 circulou pelas escolas de Porto Alegre com os banners, também terá uma programação especial neste mês. O estagiário curricular de História, Gabriel Egger, um vídeo que destaca discursos de grandes ícones na luta pelo Direitos Humanos como Nelson Mandela e Martín Luther King, e algumas considerações dos palestrantes do projeto sobre a Semana da Consciência Negra que será veiculado nas escolas participantes no mês de novembro, mostrando a visão de cada um deles sobre a importância de destacarmos essa data. Além disso, ele trará algumas contribuições para o blog, comentando sua experiência com os alunos.