quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Escola Gabriel Obino

Troca Rica - Jorge Terra


          Em 27.08.2011, em decorrência do Projeto VIDHAS da empresa Carris, estive na Escola Municipal Gabriel Obino para conversar sobre direitos humanos, mais especificamente sobre diversidade racial.           Havia professores e alunos do EJA (educação de jovens e de adultos). O interesse, os questionamentos e as trocas de informações, fez-nos nem perceber a passagem das cerca de 2h30min de conversa. Ocorreu, portanto, o que denomino de troca rica.
         Nas proximidades da Escola, há um quilombo, o dos Alpes, e os professores, em sala de aula e em outras atividades, costumam abordar temas referentes às diversidades social e racial. Tais fatos, aliados às experiências de cada um e de todos, levaram a um debate proveitoso e enriquecedor.
        Além do roteiro originário do projeto, pode-se tratar de protagonismo social, de afastamento da vitimização e de autoestima como força motriz para transformações de vidas individuais e de grupos.
       A diligente professora Lisane Mallet, encarregada das promoções culturais na escola, ao final da atividade, já anunciava a intenção de levar à escola pessoa que pudesse falar sobre a situação atual de alguns países africanos. O tema gerou interesse dos alunos a partir de atividades e das aulas ministradas pelo professor de História Jovani Scherer.
      Foi um momento ímpar que, em virtude do projeto supradito ou de outro, deverá ser repetido.

Jorge Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário